Principais nomes do tênis de mesa feminino do Brasil, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi têm motivos de sobra para comemorar o fim da temporada de 2022.
Giulia e Bruna Takahashi - Time Ajinomoto |
As integrantes do Time Ajinomoto alcançaram resultados significativos neste ano, incluindo medalhas em competições internacionais e posições em rankings inéditos em suas carreiras. Mas além do talento natural que exibem quando estão com a raquete, as duas irmãs tiveram a ajuda de uma dieta equilibrada que teve um papel relevante nestes resultados.
Como integrantes do Time Ajinomoto, Bruna e Giulia Takahashi contam em sua preparação com o suporte do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que tem como objetivo proporcionar uma alimentação equilibrada, saborosa e que atenda às necessidades específicas de cada atleta.
“A alimentação é um fator muito importante em nossa preparação. A nossa nutricionista, a Carol Yoshioka, monta a planilha de alimentos, que em períodos de torneios é um pouco mais difícil de seguir. Então, tentamos achar um meio de fazer uma alimentação mais saudável e não passar fome. Já em casa é mais fácil, porque nossa mãe nos ajuda a seguir direitinho a dieta, com a quantidade certa de legumes, proteínas e carboidratos”, explica Bruna de 22 anos.
Irmã mais velha da família Takahashi, Bruna integra o Time Ajinomoto desde 2019. Com duas participações em Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), ela é a principal atleta do Brasil no tênis de mesa feminino, tendo inclusive alcançado o melhor ranking da história para o país (17º lugar em julho deste ano). Atualmente, Bruna ocupa o 24º lugar na lista da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).
“Eu tenho um pouco mais de dificuldades para comer verduras, mas a Carol tem me ajudado muito. Desde que comecei a passar com ela, me alimento melhor e isso tem me ajudado bastante”, afirma Giulia, de 17 anos, que se uniu ao Time Ajinomoto nesta temporada. Melhor brasileira no ranking mundial Sub 19 (93º lugar), ela é considerada a maior promessa no tênis de mesa feminino do Brasil. Campeã por equipes e nas duplas femininas neste ano no Sul-Americano de Pereira, na Colômbia, Giulia teve um impressionante aproveitamento de 68% em vitórias na atual temporada.
Evolução no desempenho
Tanto Bruna quanto Giulia contam que notaram uma melhora em seus desempenhos desde que começaram a aplicar os conceitos do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”. “Tenho me sentido menos cansada. Embora sempre exista um desgaste físico, a alimentação com o conceito do Kachimeshi® tem me ajudado a perceber o que o meu corpo precisa”, diz Bruna Takahashi. “Eu passei a me sentir mais leve e mais rápida para me movimentar nas partidas”, explica a irmã Giulia.
Segundo Caroline Yoshioka, nutricionista esportiva e consultora da Ajinomoto do Brasil, vários fatores explicam os efeitos positivos na aplicação do programa “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”. “Desde a melhora do estilo de vida, longevidade, saúde, até a melhoria de desempenho esportivo. A ideia é dar sentido à rotina alimentar, considerando as necessidades nutricionais e vencendo os desafios dentro e fora do esporte. O programa visa incentivar o atleta a escolher os alimentos por meio de suas funcionalidades, atribuindo também uma ingestão prazerosa e eficiente”, afirma.
Como o Time Ajinomoto é composto por atletas de diferentes modalidades, a aplicação do programa “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” é feita de acordo com a demanda nutricional de cada modalidade, carga de treinamentos, cultura familiar, individualidade biológica e praticidade. “O ideal é que o atleta ajuste sua dieta de acordo com suas necessidades. Importante é manter uma dieta fracionada, prazerosa e funcional”, diz Caroline Yoshioka.
No caso da dieta que as irmãs Takahashi seguem, a nutricionista explica que o tênis de mesa exige uma demanda energética muito elevada, com uma carga de treinamentos que pode chegar a seis horas diárias. “Por isso, o programa delas é ajustado periodicamente para que elas mantenham sua capacidade imunológica, se ajustem aos diferentes fusos que são expostas nas inúmeras competições internacionais, além de auxiliá-las nas escolhas alimentares em locais cuja cultura é diferente da nossa”, afirma.
Sobre o Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional, como a orientação sobre o uso de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
Comentários
Postar um comentário