Brasil vence Croácia e mira Alemanha nas Quartas de Final do Mundial de Tênis de Mesa

Em duelo muito disputado, equipe brasileira derrota os croatas pelo placar de 3 a 2, com duas vitórias de Calderano e uma de Tsuboi, nesta quinta-feira, na Suécia.

Gustavo Tsuboi o Herói Brasileiro no Mundial de Equipes na Suécia
Foto: ITTF
Um dia para ficar na memória do tênis de mesa brasileiro. Em confronto emocionante, o Brasil venceu a Croácia por 3 a 2, nesta quinta-feira, e conseguiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Mundial por equipes, em Halmstad, na Suécia. Com o resultado, o time brasileiro se coloca entre os oito melhores do mundo. O próximo adversário será a Alemanha, nesta sexta-feira, a partir das 13h (de Brasília).

O confronto com a Croácia foi decidido apenas no tie break do quinto e último round. Hugo Calderano teve participação inspirada, vencendo suas duas partidas. Já Tsuboi mostrou muita determinação para virar no set final e conseguir a classificação para o Brasil.

- Estou sem palavras para descrever a emoção que presenciamos no ginásio. O segredo hoje foi não desistir. Toda a equipe está de parabéns. Desde a fase de grupos, estamos todos jogando mundo bem. É hora de comemorar, estamos entre os oito melhores do mundo e amanhã tem a Alemanha - comemorou Tsuboi.

Brasil faz história na Suécia - Foto ITTF
No primeiro confronto da série, Gustavo Tsuboi não conseguiu fazer frente ao croata Andrej Gacina. O paulista começou apático e sequer teve chances de vitória nos primeiros dois sets. Perdeu por parciais 6/11 e 7/11. No terceiro set, o incentivo dos parceiros e do técnico Francisco Arado surtiu efeito. Tsuboi venceu por 14 a 12, levando a decisão para o quarto set. Determinado, o croata voltou a ser superior abrindo vantagem para sua equipe.

Na sequência, Hugo Calderano colocou o Brasil de volta na briga por uma vaga nas quartas de final do Mundial. O carioca que obteve a melhor colocação no ranking mundial na história do Brasil foi superior ao croata Tomislav Pucar. Ele venceu o duelo por 3 sets a 1, parciais 11/9, 8/11, 11/9 e 11/6.

No duelo mais parelho da série, Eric Jouti acabou perdendo por 3x2. O brasileiro e o croata Frane Kojic oscilaram muito nos sets - Eric chegou a vencer um set por 11 a 6 mas ao mesmo tempo foi derrotado em outro por sete pontos de diferença (4/11). Os dois alternaram vitórias e no último e decisivo set o representante da Croácia levou a melhor.

Novamente, Hugo Calderano empatou o duelo para o Brasil. Atuando dessa vez contra Andrej Gacina, o atleta perdeu o primeiro set por 11 a 6, mas conseguiu a virada para dois a um, ao vencer os outros dois sets seguidos por 11/5 e 11/8. No quarto set, o brasileiro acabou não conseguindo fechar a partida, e o confronto foi para o tie break. No momento decisivo, Calderano não deu muitas chances ao croata e venceu por 11 a 3.

No jogo derradeiro, Gustavo Tsuboi enfrentou Tomislav Pucar O primeiro set foi equilibrado, e o croata acabou levando no detalhe (11/9). Já no segundo período, Pucar abriu 4 a 0 e levou a vantagem até o fim, fechando em 11 a 08. A partir dai, Tsuboi começou sua reação. O brasileiro venceu o terceiro e o quarto set por 12/10 e 11/8, respectivamente. No tie break, Tsuboi aproveitou o bom momento para engatar a vitória por 11 a 9 que deu a classificação.

Time feminino encerra participação

Bruna Takahashi - Brasil - Foto ITTF
Já as meninas do Brasil - lanternas na fase inicial pelo Grupo D - perderam para a Polônia na disputa por uma melhor posição no Mundial entre o 13º e o 24º lugar. Quinta colocada do Grupo C, a seleção europeia deu trabalho ao Brasil, que conseguiu somar apenas uma vitória na série de quatro confrontos e acabou eliminada. O time brasileiro teve o comando do técnico Hugo Hoyama e foi formado por Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Lin Gui e Jéssica Yamada.

Parciais

Masculina

Gustavo Tsuboi 1 x 3 Andrej Gacina 

Hugo Calderano 3 x 1 Tomislav Pucar

Eric Jouti 2 x 3 Frane Kojic 

Hugo Calderano 3 x 2 Andrej Gacina 
Gustavo Tsuboi 3 x 2 Tomislav Pucar

Feminina
Lin Gui 0 x 3 Li Qian 
Bruna Takahashi 3 x 2 Natalia Partyka
Jessica Yamada 2 x 3 Natalia Bajor 
Bruna Takahashi 1 x 3 Li Qia

Página Inicial

Fonte: Globo Esporte




Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook